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PROGRAMA: DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

PROGRAMA: DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

  • Aula online (ao vivo)

  • 10 de setembro à 26 de novembro de 2020.

  • 18h às 22h.

  • 48 Horas

  • Empresários, gestores, coordenadores, supervisores, analistas e consultores das áreas de Planejamento, Processos, Projetos e demais profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos nessas áreas.

OBJETIVOS

Aperfeiçoar os participantes em técnicas e processos nas quatro frentes de gestão, tais como: Planejamento, Processo, Projetos e Desempenho;

– Oferecer uma atualização para gestores que atuam nos níveis estratégico e tático nas organizações;

– Viabilizar o desenvolvimento de competências técnicas dos profissionais que atuam em cargos de gestão;

– Estimular o desenvolvimento de competências gerenciais para os profissionais que almejam cargos de gestão.

– Compreender a estruturação do Planejamento Estratégico;

– Aprimorar os conhecimentos em gestão de Processos e Projetos;

– Entender a importância da Gestão do Desenvolvimento na condução das equipes;

– Desenvolvimento profissional em nível gerencial;

– Ampliar o networking e relacionamento entre os participantes.

Curso 1 – Planejamento e Gestão da Estratégia (10, 17 e 24/09/2020)

  • O que é estratégia?
  • Importância do planejamento estratégico;
  • Conceitos de estratégia;
  • O que é e porque utilizar o Balanced Scorecard – BSC;
  • Perspectivas do BSC;
  • Mapa de orientação estratégica;
  • Definição de objetivos estratégicos, indicadores e metas;
  • Avaliações e revisões periódicas.

 

Curso 2 – Gestão de Processos (01, 07 e 15/10/2020)

  • Introdução

Definição dos processos;

Requisitos dos processos;

Mapeamento de Fluxo;

Análise crítica dos processos – necessidade e suficiência.

  • Dimensionamento de recursos e métricas

Definição dos recursos necessários;

Definição de indicadores e metas de resultado;

Definição de indicadores e metas operacionais.

  • Melhoria contínua e gestão da mudança

Conceito de Inovação;

Conceitos de Agregação de Valor;

7 Desperdícios com foco em Lean Office;

A Cultura nos resultados das empresas;

Gestão da Mudança;

Desdobramento da Estratégia (Hoshin Kanri);

Avaliações e revisões periódicas.

  • Treinamento e desenvolvimento na equipe

Planejamento de Produção;

Desenvolvimento da liderança Lean;

Medidas de engajamento;

Resistência a mudanças e como superá-las.

Avaliações e revisões periódicas

Compromisso, disciplina e controle garantindo a manutenção dos resultados;

Ferramentas de Análise e Solução de Problemas;

Causa Raiz.

Estudo de caso

 

Curso 3 – Gestão de Projetos (22, 29/10 e 05/11/2020)

  • Gestão de projetos no contexto atual da economia
    • Histórico e Contextualização;
    • Conceitos;
    • O Ambiente de Projetos;
    • Operação, Processos e Projetos;
    • Gerenciamento de Projetos:
      • O que é um Projeto;
      • Porque Gerenciar Projetos;
      • Benefícios da Gestão de Projetos;
      • Gestão das Expectativas.
    • Papeis e Responsabilidades;
    • Principais Tendências na gestão de projetos;
    • Estudo de Caso.
  • Áreas de Conhecimento;
  • Ciclo de Vida do Projeto – Da Iniciação ao Encerramento;
  • Gestão de Escopo;
    • Estrutura Analítica do Projeto;
    • Definição do Escopo;
  • Atividade em Grupo: Projeto Empreendedor (*)
  • Gestão do Tempo;
    • Planejamento;
    • Cronograma;
  • Gestão os Custos;
  • Gestão de Riscos;
  • Gestão da Qualidade;
  • Partes Interessadas;
  • Gestão das Aquisições;
  • Recursos Humanos;
  • Plano de Comunicação;
  • Integração;
  • Mensuração de Resultados em Projetos;
  • Apresentação Final: Projeto Empreendedor.

 

Curso 4 – Gestão do Desempenho (12, 19 e 26/11/2020)

 

  • O que é avaliação de desempenho e aplicações práticas;
  • Gestão do desempenho com foco em competências e resultados;
  • Dimensões técnicas, comportamentais, gerenciais e institucionais;
  • Mapeamento das competências alinhadas ao negócio;
  • Indicadores de desempenho para atender aos objetivos da organização;
  • Compreendendo o papel das lideranças no contexto da gestão do desempenho de equipes;
  • Metodologias aplicadas à gestão do desempenho;
  • Prática de feedback como apoio à gestão do desempenho;
  • Acompanhamento de performance de equipes;
  • Planos e ações de desenvolvimento individuais e coletivos.

Egon Daxbacher – Doutorando em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE, pesquisador do tema Transformação Digital nas Empresas; Mestre e Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-Rio; Técnico Industrial em Eletrônica pelo CEFET/RJ e certificado PMP pelo PMI. Professor de Inovação, Estratégia e Projetos no CESAR School, IEL-AL, UPE e FGV-PE. Foi professor de Gestão de Projetos no MBA Executivo do COPPEAD/UFRJ, por nove anos, bem como, professor no curso de Graduação em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Foi membro do Conselho Superior da FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. É consultor na área de Inovação e Estratégia, fundador da D1GI Dax, empresa de prospecção tecnológica. Atuou como executivo sênior da área de Tecnologia e Inovação por mais de 25 anos, a frente da gestão de projetos de alta complexidade nas indústrias Automotiva, Oil & Gas e de Consultoria. Foi responsável pela implantação do Centro de P&D da FCA em Pernambuco, onde atuou por dez anos. Além disto, trabalhou durante oito anos como gerente de consultoria na Ernst & Young, BearingPoint e Everis, atuando em projetos para clientes do setor de Energia; finalmente, foi funcionário por onze anos da PETROBRAS S.A.

 

Jullius Menino – consolidado conhecimento em ferramentas Lean e Gestão de Manufatura, atuando na área a mais de 15 anos. Com passagens em empresas multinacionais como AMBEV, MARS, REXAM e IMPSA, sempre dentro das áreas de melhoria, gestão e planejamento. Auditor ainda das normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, estive como Representante da Direção em processos de certificação em implementação além de dar suporte a distintas unidades de negócio. Foco nas metodologias e na filosofia Lean, com domínio nas ferramentas VSM, Kaizen, 5S, Cultura Lean, Six-Sigma, TPM, Hoshin, Kanban, Heijunka entre outras e passando por áreas como Qualidade, PCP, Produção, Planejamento Estratégico, e Engenharia Industrial. Master Six Sigma Black Belt. Atualmente é palestrante em congressos internacionais nos temas relacionados a implementação Lean e Gestão da manufatura. Como Coordenador Corporativo de Desenvolvimento Operacional & Processos, na IMPSA Wind Power, teve sob sua gestão a realização de mais de 900 projetos de melhoria com envolvimento de 450 funcionários, além de mais de 3.000 H/A em treinamentos trazendo significativos resultados tanto para o negócio quanto para a cadeia de fornecedores.

 

Cristiane Assis – especialista em gerenciamento de projetos, possuindo certificação PMP, Project Management Professional, pelo PMI. Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas de Minas Gerais, é bacharel licenciada em Geografia também pela PUC Minas. Tendo mais de 15 anos de atuação no mercado de gestão, atualmente é Gerente de Negócios e Projetos do Grupo Moura estando a frente do Projeto de Eletrificação no Brasil, o que torna a Moura pioneira nesse segmento. Atuou por oito anos no Grupo Fiat Chrysler como sênior PMO, liderando parte da carteira de Projetos Estratégicos do Grupo no Brasil e Argentina, tendo atuado no desenvolvimento de projetos de alto valor como a Fabrica Jeep em Goiana, Centro de Engenharia em Recife e reestruturação da Fábrica FIAT em Betim. Ao longo de sua carreira teve atuação transversal em grandes projetos em empresas de diversos seguimentos do mercado como; TI, Telecomunicações, Engenharia Civil, Logística, Metalurgia e Automotivo. Leciona a mais de quatro anos em cursos e pós-graduação em instituições como IEL – Instituto Euvaldo Lodi e SEBRAE.

 

Lindevany Hoffimann – Consultora com especialização em desenvolvimento humano, com mais de 25 anos de experiência atuando em processos de gestão de pessoas. Apresenta grande expertise em consultoria organizacional e na consolidação de projetos institucionais, com ênfase em desenhos de modelos de gestão, desenho de competências organizacionais e gerenciais; desenvolvimento das lideranças; planejamento estratégico de RH, diagnósticos e pesquisas de clima, processos de transição de mudanças, planos de sucessão, avaliação por competência, gestão de performance e feedback 360°. Ministra disciplinas em Programas de Pós-Graduação e MBA em IES dentro e fora do Estado de Pernambuco. É também docente da ENAP-DF, Fundaj e Escola de Governo e Políticas Públicas. Formação e Certificação Internacional Nível Sênior em Coaching Integrado – ICI – Integrated Coaching Institute. Certificação como Trainer na Metodologia LIFO, pela Bcon WSA International. Formação para a aplicação da Metodologia Profiler. Credenciada pela Escola Pública Canadense para disseminação de novas tecnologias e práticas de gestão. Graduada em Letras (UNICAP), pós-graduada em Administração da Capacidade Humana nas Organizações (UPE/FESP/FCAP), MBA em Gestão Empresarial (FGV) e Mestrado em Administração pela DeVry Brasil (Gestão Empresarial). Pesquisadora e participante do Núcleo de Estudos sobre Espiritualidade e Dignidade nas Organizações e Gestão baseada em Valores da Mackenzie/SP – MackGVAL. Founder Member e Past Development Director ICF PE – Internacional Coach Federation. Primeira LHEP – Licensed Human Element Practitioner em Pernambuco, com forte atuação no Nordeste. CTT Practitioner em Gestão de Valores e Transformação Cultural – Método Barrett. Sócia-Diretora da LHM Coaching e Desenvolvimento de Pessoas. Membership ID: 009119948I – International Coach Federation (ICF).

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