Para Você
CURSO: GESTÃO DE CUSTOS E ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO
CURSO: GESTÃO DE CUSTOS E ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO
-
ONLINE (AO VIVO)
-
14 a 17 de março de 2022
-
19h às 22h
-
12h
-
Empresários, consultores, gestores, coordenadores, supervisores, analistas e assistentes que atuam nas áreas de custos, orçamento, finanças, price, marketing, demais áreas que tenham transversalidade com a temática. Além de estudantes e demais profissionais que tenham interesse no tema.
OBJETIVO
O objetivo do curso é viabilizar a compreensão adequada da gestão dos custos e seus impactos na formação dos preços dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Serão abordados métodos e técnicas para que o participante entenda como uma gestão eficiente poderá aumentar as vendas, melhorar o desempenho do negócio e consequentemente a lucratividade da sua empresa.
BENEFÍCIOS
- Desenvolver uma visão integrada da gestão dos custos e orçamentos, possibilitando uma visão ampliada das práticas organizacionais;
- Capacidade de análise e planejamento de preços de produtos e serviços;
- Ampliar a capacidade para a gestão financeira da organização.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Abordagens
- Objetivos da contabilidade de custos:
- Objetivos da contabilidade de custos;
- Terminologias de custos;
- Classificação de custos e despesas.
- Métodos de custeio:
- Métodos de custeio por absorção ou funcional;
- Método de custeio variável ou direto;
- Método de custeio por atividades.
- Tomada de decisão baseada em custeio variável:
- Análise da relação custo-volume-lucro-break-even point;
- Análise da relação custo-volume-lucro: margem de segurança e grau de alavancagem operacional.
- Conceitos financeiros básicos:
- EBITDA;
- Rentabilidade sobre o patrimônio líquido;
- Mark-up;
- Margem de contribuição.
- Decisões sobre preços:
- Fatores internos;
- Fatores externos;
- Elasticidade-preço da demanda.
- Aspectos tributários da precificação:
- Tributos internos e externos ao preço de venda;
- Tributos federais;
- Tributos estaduais;
- Tributos municipais.
- Aspectos financeiros da precificação:
- Custos e despesas fixos;
- Métodos de custeio;
- Ponto de equilíbrio operacional;
- Efeito dos prazos sobre o preço de venda;
Exemplos de cálculo de margens de contribuição.
INSTRUTOR
SILVIO OLIVEIRA
Especialista em gestão financeira, é mestre em economia, com mais de 15 anos de experiência prática na área de finanças e planejamento empresarial.
• Mestre em Economia, UFPE;
• MBA em Gestão Estratégica, USP;
• MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, FGV;
• Graduado em Economia, UFPE.
Experiência profissional:
• Sócio da Anova, empresa de consultoria especializada em gestão financeira, processos e captação de recursos;
• Consultorias realizadas nas áreas de finanças, inovação e planejamento em mais de 600 de empresas.
• Palestrante e instrutor em treinamentos in company e on demand em mais de 50 empresas.
• Professor Universitário em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino superior (UFRPE, UPE-FCAP, Grupo Ser Educacional, FACIPE, IEL-CNI etc.) nas áreas de planejamento estratégico, finanças, economia e empreendedorismo.
• Artigos publicados nos principais periódicos e congressos de economia do país.
METODOLOGIA
ONLINE (AO VIVO)
Cursos com aulas 100% ao vivo, transmitidas por videoconferência e ministradas por nossos instrutores. Os cursos privilegiam a troca de experiências e o debate entre instrutores e participantes promovendo maior interação, integração e dinamicidade.
Certificado digital com autenticação (Para obter o certificado o participante deverá cumprir no mínimo, 75% da carga horária total do treinamento).
O IEL usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.