Notícias

Notícias

fev 16, 2022

Aprenda sobre eSocial com foco na saúde e segurança do trabalho

A partir de janeiro, entrou em vigor uma mudança na legislação de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) com a revisão da Norma Regulamentadora 01 e a substituição do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) pelo Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Para as empresas, isso significa a exigência de mais atenção para os riscos que existem no ambiente de trabalho e podem afetar a saúde e a segurança dos seus funcionários. Além disso, as que fazem parte do grupo 2 (com faturamento inferior a R$ 78 milhões, exceto as optantes pelo SIMPLES) e 3 (ME e EPP optantes pelo SIMPLES, MEI, entidades sem fins lucrativos e pessoas físicas) do cronograma de implantação do eSocial começaram a ter obrigatoriedade nos lançamentos referentes aos eventos de SST, ação que comprova a adoção das medidas necessárias para evitar situações de acidente ou doença ocupacional.

Sabendo da importância da adequação das novas exigências e da prestação das informações corretas ao eSocial, a Escola de Negócios do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) está com inscrições abertas para o curso on-line “eSocial com foco no SST e atualização das NRs 1,7 e 9″. A capacitação, que acontecerá dos dias 15 a 18 de fevereiro, sempre das 19h às 22h, através da ferramenta Zoom, tem 12 horas de carga horária com o objetivo de preparar os profissionais para atuarem em conformidade com as exigências do eSocial e se atualizarem sobre as NRs e as informações técnicas que serão exigidas, como o levantamento dos riscos ocupacionais, critérios para enquadramento dos adicionais de insalubridade e periculosidade e regras de concessão da aposentadoria especial.

Os inscritos sairão aptos a saber como evitar multas e ações judiciais para a empresa, dominar a sequência lógica de envio de informações no eSocial e aprender quais são os documentos de SST universais, entre outras habilidades. ”As informações de SST é dentre todas a fase de maior complexidade em termos de conhecimento sobre a empresa, tendo em vista que envolve a exposição de cada ambiente da organização, os riscos de cada atividade, monitoramento dos riscos e da saúde do trabalhador, bem como as comprovações sobre treinamentos e capacitações para o desenvolvimento de cada atividade. O curso será uma formação para atender a todos esses requisitos”, enfatizou a coordenadora de operações do IEL, Julienny Mary.

Engenheiros, técnicos e tecnólogos de Segurança do Trabalho, profissionais de saúde ocupacional, contadores, gestores de RH, empresários, estudantes e demais interessados sobre o tema são esperados para o curso. A metodologia adotada pelo IEL é baseada nas vivências dos participantes com a estimulação de atividades desafiadoras pelo consultor. Os interessados podem se inscrever por meio do site oficial da IEL-PE (www.ielpe.org.br/capacitacao). Dentro da política de comercialização do IEL, também é possível ter acesso a valores promocionais: o desconto é de 20% para indústrias associadas, 15% para estudantes e idosos e 10% para contribuintes.

Compartilhe
compartilhe

O IEL usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.