Notícias

Notícias

dez 05, 2025

Pernambuco conquista quatro primeiros lugares no Prêmio IEL de Talentos 2025

Os jardins do Instituto Ricardo Brennand, um dos espaços culturais mais emblemáticos do País, foram palco, na noite de quarta-feira (3), da cerimônia nacional do Prêmio IEL de Talentos 2025, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O evento contou com 25 unidades federativas e o Distrito Federal para celebrar estagiários, bolsistas, empresas e instituições de ensino que se destacaram por iniciativas inovadoras em educação, estágio e pesquisa aplicada.

Dos seis projetos pernambucanos finalistas, quatro conquistaram o 1º lugar: na  categoria Estágio Inovador (Grande Porte), a Baterias Moura; na categoria Estágio Inovador (Micro e Pequeno Porte), a Softagon Sistemas LTDA; na categoria Estagiário Inovador (Grande Porte), o SENAI-PE; e na categoria estagiário Inovador (Médio Porte), a Brose do Brasil LTDA. Pernambuco foi um dos estados com maior participação na edição, contando com com 60 projetos inscritos.

Com recorde da edição, com 757 projetos inscritos, praticamente o dobro da edição 2024, o prêmio reafirmou sua importância como referência nacional de integração entre educação, inovação e setor produtivo. Nesta edição, além das frentes tradicionais “Estágio IEL” e “Inova Talentos”, houve a estreia da categoria nova Sistema S — para reconhecer práticas inovadoras conduzidas por instituições, estagiários e bolsistas vinculados a entidades do sistema.

O presidente da FIEPE e diretor regional do IEL-PE, Bruno Veloso, celebrou o papel de Pernambuco como anfitrião. “Para nós, é uma honra receber o Brasil em um estado onde educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo caminham lado a lado. Celebramos aqui o talento dos jovens e a confiança das empresas que acreditam no futuro”, disse.

Também presente, o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Conselheiro Emérito da FIEPE, Ricardo Essinger reforçou o impacto do prêmio no fortalecimento da indústria brasileira. “O Prêmio IEL de Talentos se consolida a cada ano como um farol de criatividade e excelência. O recorde de 757 projetos inscritos mostra o engajamento da rede IEL e a força dessa iniciativa que valoriza o talento nacional”, expôs.

A superintendente do IEL Nacional, Sarah Saldanha, sintetizou o espírito da noite ao afirmar que o prêmio vai muito além da celebração de resultados. “O que vimos é muito mais do que a entrega de uma premiação. É, na verdade, a entrega de valor para uma nova geração que precisa se envolver na transformação da indústria e na construção de um novo país”, afirmou.

Após a premiação, o superintendente do IEL-PE, Israel Erlich, também destacou a importância de sediar o evento. Para ele, vivenciar a etapa nacional em Pernambuco foi uma honra, sobretudo por ter sido realizado em um espaço tão simbólico como o Instituto Ricardo Brennand. “Este ambiente preserva a memória e projeta o futuro, cenário perfeito para celebrar o conhecimento, a inovação e as pessoas que constroem nossa indústria”, pontuou.

Compartilhe
compartilhe

O IEL usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.