Notícias
Notícias
Quero estagiar, mas como estará o mercado em 2024?
Por Israel Erlich
Se você é estudante universitário ou de nível técnico e quer dar o pontapé inicial no mundo corporativo este ano, temos uma boa notícia. É que o mercado de trabalho brasileiro deve manter o ritmo de crescimento de 2023, que foi de 1,9 milhão de empregos formais criados. Mas, e o que isso tem a ver com as vagas de estágio que serão criadas este ano?
Tem tudo a ver, pois um mercado aquecido reflete diretamente em mais oportunidades geradas. É que, com o aumento de postos de trabalhos, surgem novas chances para jovens profissionais em formação e as vagas de estágio são um excelente começo para o ingresso desse jovem nas empresas, que também terão a oportunidade de desenvolver e reter esses talentos, moldando-os às suas diretrizes técnicas, culturais e comportamentais.
Nesse movimento, o Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE) espera colocar aproximadamente 7 mil alunos em campo, também acompanhando o resultado de 2023. Por isso, reforço que o jovem que espera conquistar uma vaga, pode encontrar disposição das empresas pernambucanas em contratar mais pessoal.
Mas você pode estar se perguntando, qual é o perfil ideal que essas empresas buscam? Hoje, cada vez mais se espera que os aspectos comportamentais, como comunicação, fácil aprendizado, inovação e conhecimento de tecnologia, valham mais como competências a serem desenvolvidas em programas de estágio, do que os esforços operacionais.
Portanto, no quesito desenvolvimento da carreira, os profissionais em formação não só vão desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais para concorrerem a vagas de estágio, como também as empresas estão em constante atualização para fornecerem ferramentas específicas e que permitam que esse estudante aprenda e execute suas atividades.
Uma outra questão é ser notado por essas empresas e o que arrisco dizer é que esse estudante deve ficar atento ao desenvolvimento de habilidades e competências tecnológicas, sobretudo para trabalhos que envolvam o uso de Inteligência Artificial, além das pautas relacionadas ao ESG, que, segundo o Fórum Econômico Mundial, são as áreas de tendências para o mercado de trabalho em 2024.
*É superintendente do Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE)
O IEL usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.